domingo, 1 de novembro de 2009

SEGURANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO

E-mail

SegurançaProblemas devido à falta de Segurança como falta de monitoramento e manutenção de equipamentos e estocagem de produtos e resíduos, condições inadequadas de transporte de carga perigosa na maioria das vezes estão relacionados aos acidentes ambientais. Nessas horas o "barato sai caro".

Nas empresas a segurança, Meio Ambiente e Saúde devem ser tratadas como valores, plenamente incorporados na política e na cultura da empresa, envolvendo a participação de todos e não só de um departamento.

Afinal, o prático nem sempre é o mais seguro e muitas vezes mascara condições totalmente inseguras. Os Especialistas afirmam que a arrumação voltada apenas para a praticidade, sem levar em consideração critérios de segurança, colocam em risco todo o ambiente de trabalho, além de criar a sensação (falsa) de segurança.

CONCEITOS IMPORTANTES

Perigo: Fonte ou situação com potencial de provocar danos à saúde dos operários, à propriedade e ao meio ambiente.

Risco: É uma combinação de probabilidade e conseqüência de ocorrer um evento perigoso especificado.

Acidente: Um evento indesejável e não planejado, que pode resultar em ferimentos, danos pessoais, materiais, e outros prejuízos.

Incidente: Evento imprevisível e indesejável que tem o potencial de conduzir a um acidente. Existem várias ferramentas para a análise e avaliação de riscos e perigos. O primeiro passo é a identificação e mapeamento dos aspectos e impactos envolvidos em todas as atividades, em todas as áreas.

Aspecto: Evento ou situação de um processo, produto ou serviço que, ao interagir com o meio ambiente ou com as pessoas, pode provocar alterações, danos ou problemas de saúde.

Impacto: Qualquer modificação adversa ou benéfica do meio ambiente, das condições de segurança e das condições de saúde devido as atividades da empresa.

Legislação: São os instrumentos legais que servem para auxiliar e balizar todo o trabalho sobre Segurança e Higiene do Trabalho nos ambientes de produção.

Equipamento de Proteção Individual (EPI)

Os EPI's são de fornecimento obrigatório pela empresa aos empregados, gratuitamente, quando as condições de trabalho exigirem. E são regulamentados por lei.

Os EPI's devem estar guardados em locais apropriados, separados dos que já estão contaminados e colocados em lugar de fácil acesso com a validade sistematicamente monitorada, sendo específicos para cada atividade. Além disso, a instituição deve treinar seus funcionários para que utilizem-os de forma correta.

Atenção: Os EPI's são de uso INDIVIDUAL e devem possuir Certificado de Aprovação (C.A.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário